Blog

DIAGNÓSTICO DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

1 – A MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E O MODELO OPM3

No momento atual, em que várias organizações estão passando por mudanças estruturais em direção a uma orientação por projetos, torna-se mais evidente a necessidade de se estabelecer metodologias de gestão que conduzam ao sucesso ou que, pelo menos, aumentem a probabilidade de atingir o sucesso em seus projetos. Para tal, torna-se necessário o estabelecimento de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para a condução desses projetos, assim como a mensuração do nível de maturidade da organização para implementar essas práticas e conduzir seus projetos com sucesso. O Project Management Institute (PMI) publicou, em dezembro de 2003, o seu modelo padrão de avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos, denominado OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model). O desenvolvimento desse modelo foi um projeto de pesquisa, que envolveu a análise de, aproximadamente, 30 modelos existentes e realização de pesquisas com mais de 30.000 profissionais de Gerenciamento de Projetos. Mais de 700 voluntários trabalharam na criação desse modelo, que engloba, também, o Gerenciamento de portfólio e programas. O OPM3 é portanto um modelo que incorpora os resultados das melhores práticas utilizadas no mundo, referentes a processos organizacionais de gestão de Portfólio, Programas e Projetos (PPP), associando-as a quatro estágios de maturidade: Padronização, Medição, Controle e Melhoria Contínua. A figura abaixo demonstra que, para atingir estágios de maturidade, é necessário avaliar periodicamente o nível de capacidade em gerenciamento de projetos (assessment), verificando as competências existentes no uso das boas práticas de gerenciamento de projetos (knowledge) e estar em constante processo de melhoria contínua no desenvolvimento de competências (improvement)

TESTE O IGILE.COM GRÁTIS POR 07 DIAS

As boas práticas em gerenciamento de projetos atendem a um amplo espectro de categorias e são utilizadas, por exemplo, para obter:

° Apropriada estrutura de governança;
° Planejamento adequado de projetos, portfólio e programas;
° Padronização e integração de processos;
° Métricas de performance;
° Processos de controle e melhoria contínua;
° Compromisso com o gerenciamento de projetos;
° Priorização de projetos e seu alinhamento com a estratégia organizacional;
° Critérios de sucesso para decidir a continuidade ou término de projetos;
° Competências organizacionais no gerenciamento de projetos, programas e portfólio;
° Alocação adequada de recursos a projetos; e
° Trabalho em equipe.

Com o desenvolvimento de competências, as práticas em gerenciamento de projeto irão elevar o nível de maturidade da empresa, galgando os estágios, conforme pode ser visualizado nas figuras abaixo.

2– METODOLOGIA

A metodologia de diagnóstico utilizada pela Beware, para levantamento da situação atual dos processos de gerenciamento de projetos na ____________, foi a aplicação do questionário de avaliação proposto pelo modelo OPM3 e a geração de gráficos com a utilização de software específico. Para tanto, um consultor compareceu à _ e realizou entrevistas com os diversos setores envolvidos. Após a elaboração do relatório parcial, foi realizada uma reunião com ____________ para apresentação deste, identificação do estágio de maturidade que o setor deseja alcançar, e validação das etapas necessárias para alcance do mesmo. Foi então elaborado este relatório que, além do diagnóstico, constante do item 3, propõe um conjunto de ações a empreender para o desenvolvimento das necessárias competências. Essas ações foram priorizadas e separadas em três etapas, o que consta do item 4. Para a implementação dessas ações sugere-se que seja criado um “Programa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos da __________”, cujo escopo proposto é apresentado no item 5, com as suas necessárias interdependências.

3 – DIAGNÓSTICO

O resultado da avaliação realizada concluiu que a ____ possui as seguintes boas práticas em gerenciamento de projetos:

Com a utilização dessas práticas, o nível de maturidade atual do Setor, de acordo com o modelo OPM3, pode ser visualizado pelos seguintes gráficos:

Verifica-se portanto que o setor foi diagnosticado como estando, de acordo com o modelo OPM3, com o percentual de 13% de maturidade de seus processos de gerenciamento de projetos em relação ao ideal a ser alcançado nas organizações. Possui um nível de padronização de 26% e de medição de 13%. Tem práticas melhores para o gerenciamento de projetos (19%) do que para portfólio (13%) ou programas (5%).

4 – AÇÕES A EMPREENDER

Baseada na meta inicial da __ de alcançar o estágio 1 de maturidade do modelo OPM3 (100% de padronização de seus processos de gerenciamento de projetos, portfólio e programas), foram levantadas as ações a empreender que levariam o Setor a esse estágio, por meio da utilização das “boas práticas” correspondentes. Além disso, também foram levantadas algumas ações para iniciar a medição do desempenho e incentivar a melhoria contínua dos processos. É importante ressaltar que, apesar dos diversos argumentos qualitativos que mostram que as práticas e a maturidade em Gerenciamento de Projetos são benéficas para as organizações, é preciso que o investimento na implementação dessas práticas para o alcance do nível de maturidade desejado compense o retorno esperado com o desenvolvimento dessas competências. Desta forma, as ações a empreender, propostas neste documento, foram adaptadas às reais necessidades da __, em função dos objetivos a alcançar. Qualquer mudança de cultura deve ser gradual e contínua. Assim, as ações a empreender foram divididas em 3 etapas, tendo sempre como referência os objetivos a serem alcançados.

ETAPA 1

Com a implementação dessas ações pretende-se alcançar ao final da Etapa 1, de acordo com o modelo OPM3, o seguinte nível de maturidade de gerenciamento de projetos, programas e portfólio no Setor:

ETAPA 2

Com a implementação dessas ações pretende-se alcançar ao final da Etapa 2, de acordo com o modelo OPM3, o seguinte nível de maturidade de gerenciamento de projetos, programas e portfólio no Setor:

ETAPA 3

TESTE O IGILE.COM GRÁTIS POR 07 DIAS

Com a implementação dessas ações pretende-se alcançar ao final da Etapa 3, de acordo com o modelo OPM3, o seguinte nível de maturidade de gerenciamento de projetos, programas e portfólio no Setor:

5 – PROGRAMA DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Para a implementação das ações sugeridas no item anterior, sugere-se a implantação do “Programa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos da _____________”, em três etapas. Para a Etapa 1, sugerimos o seguinte escopo:

Para a Etapa 2, sugerimos o seguinte escopo:

Para a Etapa 3, sugerimos o seguinte escopo:

Com a implementação das ações deste Programa, pretende-se alcançar ao final da Etapa 3, de acordo com o modelo OPM3, o percentual de 48% de maturidade em gerenciamento de projetos, programas e portfólio no Setor, sendo 100% em padronização, 33% em medição e 15% em melhoria contínua.

TESTE O IGILE.COM GRÁTIS POR 07 DIAS

Deixe um comentário